Concurso Tradicional

Há mais de cem anos que o Cão de Castro Laboreiro participa em exposições nacionais, internacionais e concursos da raça.

Em 1914 realizou-se o Primeiro Concurso conhecido no Solar da raça. No testemunho escrito ficou lavrado:

 "Acta do concurso de cães de guarda de Castro Laboreiro que teve lugar na referida freguesia em 18 de Outubro de 1914".

O Concurso Tradicional ou "Prémio dos Cães" como é conhecido localmente, continua a realizar-se todos os anos, nas últimas décadas, no dia 15 de Agosto.

É motivo de orgulho dos crastejos visto ser um dos mais antigos do  nosso país,  tem sido importante na divulgação e manutenção das características da raça, dando a conhecer os exemplares existentes e identificando os de maior tipicidade. 

Desde os anos 50 do século XX o Padre Aníbal Rodrigues foi figura emblemática do Concurso, era o principal interlocutor com o Clube Português de Canicultura. O evento era anunciado na missa no domingo anterior. Nasceu na freguesia em 1919 e faleceu em 2003. Cresceu com a raça e deixou alguns testemunhos preciosos.

"O cão da raça Castro Laboreiro é um extraordinário cão de pastor «ai de quem toque no gado!» e cão polícia. Mas deixemos o padre Aníbal Rodrigues, personalidade altamente credenciada na matéria, falar sobre aquela raça: 

«É um cão excepcional, quer em faro, quer em inteligência em valentia e docilidade. Como companhia, também não há melhor. É duma fidelidade a toda a prova. Tem um sentido de justiça que impressiona. Se o dono o castigar sem razão o animal nunca mais lhe liga, pois o cão de Castro Laboreiro tem grande aversão à injustiça»".

[Mundo Canino, 1971]